Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email

Uso do oxigênio na indústria e outros setores

Os componentes certos são decisivos nos processos operacionais com uso de oxigênio. Saiba mais sobre as soluções adequadas Bürkert e nossa contribuição para a segurança do processo.

Nossa variedade de soluções Bürkert para o uso do oxigênio

Você conhece nossas válvulas solenoides, válvulas proporcionais e de processo com adequação ao oxigênio? Conheça nossas soluções e entre em contato para uma consultoria personalizada. Recomendamos os seguintes produtos para processos com oxigênio:

Você sabe porque aplicações com oxigênio demandam soluções especiais? Vamos apresentar aqui os principais fatos sobre este tema.

Qual é a função das válvulas?

A membrana, uma pequena mola ou um filtro podem tornar a válvula um combustível caso uma chama se forme nela. Partículas no fluxo do gás, aquecimento por pressão em uma vedação de elastômero ou uma superfície suja podem desencadear a ignição. As barreiras que geram o aquecimento por pressão também são perigosas. Isso inclui válvulas fechadas ou reguladores de pressão onde o gás é comprimido. O aquecimento por pressão pode acontecer na própria válvula, p. ex., em um assento da válvula enquanto está se abrindo ou na saída de um regulador parcialmente aberto.

A produção das válvulas de oxigênio como fator de segurança

Ao desenvolver válvulas para as aplicações de oxigênio, nós da Bürkert damos atenção para a escolha dos materiais corretos e os criamos sob padrões elevados de limpeza. Todos os componentes em contato com o fluido (materiais de vedação não metálicos, plásticos e colas) devem ser adequados para a aplicação com o oxigênio.

Determinados processos e produtos de limpeza asseguram que os produtos finais sejam suficientemente limpos para a operação com oxigênio. Você pode ver aqui um pouco de nossas “salas cinzas” onde as válvulas de oxigênio são produzidas:

Cumprimos os seguintes requisitos na produção das válvulas com adequação para oxigênio:

  • Limpeza das peças: Todos os componentes em contato com o fluido passam por uma limpeza de plasma antes da montagem.
  • Transporte interno e armazenamento: Os componentes limpos e os dispositivos completos são cobertos com filmes e transportados em caixas separadas.
  • Montagem em condições de sala cinza: Os componentes em contato com o fluido são montados sem recorrer a óleos, graxas ou silicones. Apenas água destilada é usada na montagem.
  • Testes em condições de sala cinza: O teste dos dispositivos prontos é feito em uma bancada de teste especial. O inspetor confirma com sua assinatura ou carimbo pessoal na ordem que as especificações foram respeitadas.
  • Controle de qualidade: O sistema introduzido de gestão de qualidade conforme o ISO 9001 e as auditorias internas executadas também são parte da gestão de qualidade tal como o teste dos dispositivos de teste e medição.

As válvulas recebem um código individual de identificação para a adequação ao oxigênio e recebem uma embalagem final especial.

Certificados (declaração do fabricante)

O grupo de trabalho de manipulação de oxigênio do BAM (Instituto Federal de Pesquisa e Inspeção de Materiais) elabora um relatório de inspeção que serve como base para uma declaração do fabricante da Bürkert. Os seguintes dados estão presentas na declaração do fabricante:

  • Os produtos identificados com o código variável NL02 são entregues pela Bürkert GmbH livres de óleo e graxa e são ideais para o uso em oxigênio.
  • Essas propriedades se perdem quando fluidos com óleo ou graxa são usados ou o produto é contaminado por algo externo.
  • Os produtos com o código variável NL02 podem ser identificados com a identificação na placa de características mediante a indicação da temperatura máxima, por exemplo O2: Tmed max 60°C.

A declaração do fabricante, isto é, a certificação de material dos materiais não metálicos em contato com o fluido para a reação com oxigênio é suficiente. A certificação de um dispositivo completo é basicamente possível, mas geralmente é realizada apenas a partir de uma pressão máxima permitida de 100 bar. Os materiais não metálicos (vedações) são testados em ambientes construtivos apenas em pressões elevadas.

Quer falar mais sobre oxigênio conosco? Entre em contato!

Minha Lista de Comparação