Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email
Bürkert - Perto de você
Escritório /1
  • Sede social
  • Sede
  • Systemhaus
  • Distribuidor
  • Escritório
  • Planta
  • Centro de logística
bürkert
 

O que é a ilha de válvulas: Definição, estrutura e vantagens

A Bürkert é desde 1992 seu parceiro confiável na área de ilhas de válvulas. Mas o que é uma ilha de válvulas? E quais são suas vantagens em comparação com a arquitetura de válvulas individuais? Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

O que é uma ilha de válvulas

Em pneumática, ilha de válvulas é o conjunto de várias válvulas individuais que são agrupadas sob um fornecimento central de energia e ar e integradas por um controlador lógico programável (CLP).

Ilha de válvulas: Estrutura e função

As ilhas de válvula servem para o acionamento de uma quantidade determinada de válvulas e seu processamento de sinais. Dessa forma é possível acionar, por exemplo, atuadores pneumáticos (válvulas de processo) por meio de ar comprimido para o controle e regulamento de fluidos. Nela, assim como acontece na válvula individual, um sinal elétrico é convertido em um sinal pneumático.

Geralmente, as ilhas de válvulas consistem em um módulo de comunicação, um módulo pneumático e várias conexões.

Módulo de comunicação
Módulo pneumático
Conexões pneumáticas
Tela de status e diagnóstico
Entradas de feedback
As entradas de feedback são entradas digitais. Elas conectam os atuadores com a ilha de válvulas.

Explicação dos elementos de uma ilha de válvulas com a ilha de válvulas AirLINE tipo 8652

Módulos e conexões 

Áreas de aplicação

As ilhas de válvulas são encontradas tanto na automação de processos quanto na fabril. Elas se tornaram imprescindíveis na automação de processos do setor farmacêutico ou cosmético e também na indústria alimentícia e de bebidas.

Na indústria 4.0, as ilhas de válvulas são cada vez mais usadas como sistema de automação eletropneumático em combinação com diversas funções de diagnóstico. Elas são usadas sempre que a automação e/ou a segurança operacional de toda a plana são postas diante de altas exigências. As vantagens dessas “unidades” são evidentes tanto em máquinas compactas quanto em plantas grandes com as mais diversas guarnições.

Valve island with siemens simatic et200 sp

 

Nos conceitos de automação central ou distribuída, as ilhas de válvulas geralmente são montadas de forma compacta em armários de distribuição. Isso permite, por exemplo, acionar as válvulas de processo e diversos atuadores a partir de uma posição central.

Aplicação em atmosferas explosivas

O uso de dispositivos eletrônicos em atmosferas explosivas é bastante limitado. O acionamento dos dispositivos pode gerar faíscas que podem causar a ignição de misturas explosivas de ar e gás.

As ilhas de válvulas são uma solução racional para acionar por ar de forma decentralizada as guarnições de processo nessas áreas. Elas podem ser montadas em zonas ATEX 2 com a homologação correspondente. Nossa ilha de válvulas tipo 8650 é homologada até para as atmosferas explosivas da zona 1 ATEX.

Uso da ilha de válvulas no abastecimento público de água

Nas companhias de abastecimento de água, cada passo do tratamento geralmente é automatizado de forma independente com componentes e armários de distribuição próprios para assegurar a disponibilidade permanente e o controle de qualidade da água potável.

Valve Islands in Waterworks

Ilhas de válvulas para plantas de produção com processos de limpeza

As plantas de produção com um processo de limpeza “Clean in Place” possuem frequentemente um cluster de válvula de processo. As ilhas de válvulas são especialmente adequadas para essas aplicações, pois elas tornam o acionamento de várias válvulas de processo bastante eficiente.

As máquinas e plantas que também são limpas por fora requerem uma proteção adequada dos componentes eletrônicos contra os fluidos agressivos. Por isso, as ilhas de válvula são instaladas nos armários de distribuição. Além disso, a centralização reduz os trabalhos de instalação.

Integração de funcionamento na ilha de válvulas

Diversas funções elétricas, pneumáticas e mecânicas podem ser integradas pelos sistemas de barramento em uma ilha de válvula. Essa integração de função torna a ilha de válvulas um sistema eletropneumático de automação. Dessa forma, as comutações de válvula podem ser combinadas com funções de diagnóstico e sensores de pressão em um dispositivo e conectadas com o controle de nível superior. A depender da aplicação desejada, as funções relevantes podem ser especificamente selecionadas e, consequentemente, contribuindo na redução dos custos.

Além disso, nossas ilhas de válvulas podem ser conectadas com sistemas decentralizados de periféricos. Isso permite uma integração profunda aos níveis superiores de controle.

Valve island installation in a control cabinet

 
Com o tipo 8647 da Bürkert, a ilha pneumática de válvulas é integrada diretamente aos sistemas decentralizados de periféricos SIMATIC ET 200SP e ET 200SP HA Isso facilita tanto o comissionamento quanto o melhora o monitoramento da planta. Toda a cadeia de processo se beneficia da integração das funções.  

Vantagens

Comparadas com a automação por válvulas individuais, as ilhas de válvulas oferecem algumas vantagens. Seu uso pode reduzir os trabalhos de instalação e os custos. Isso requer, por exemplo, apenas um fornecimento central de ar comprimido para controlar uma grande quantidade de válvulas.

Como as ilhas de válvulas reúnem a comunicação e automação de várias válvulas em um dispositivo, a instalação do software e a programação também são mais fáceis. Isso dispensa, por exemplo, a configuração individual das válvulas, que podem ser configuradas em conjunto.

Sem contar que as funções abrangentes de diagnóstico, como o monitoramento de fio rompido, curto circuito ou contagem de comutações contribuem para a otimização da operação da planta. Dessa forma, a manutenção das válvulas pode ser feita no momento ideal e, em caso de erro, a identificação e eliminação do erro ocorre rapidamente.

Bürkert – Seu especialista para ilhas de válvulas

Desde 1992 somos um especialista sólido em ilhas de válvulas e já consolidamos diversos dispositivos com funções específicas para vários setores na área da automação de processos.
 
Além disso, ao longo de vários anos de colaboração com a Siemens surgiram algumas válvulas de ilhas específicas para certas aplicações.

A nova geração de ilhas de válvulas é equipada com várias funções adicionais úteis. Elas permitem monitorar múltiplas funções de diagnóstico que podem ser exibidas tanto no display LCD quanto no CLP.
 
Saiba mais sobre nossas ilhas de válvulas mais conhecidas na nossa lista de produtos.

Minha Lista de Comparação