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Válvulas Solenóides tipo Pistão, Servo-Operadas

Neste tipo de válvula, um solenóide tipo pistão é usado como uma válvula piloto. A função desta válvula   (ex. Tipos 5404 e 6221) resulta do fato de que é também possível a passagem do fluido da entrada P através de um furo de controle no pistão, ou canal de by-pass da válvula principal.  Se a câmara acima do pistão é fechada com a válvula piloto desernegizada, a pressão do fluido se eleva também na câmara e o pistão, o qual simultaneamente forma a vedação da válvula, fecha o assento da válvula principal.

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Se convenciona que o fluido sai pelo orifício A. Enquanto existir uma pressão diferencial entre os orifícios de entrada e saída, a válvula principal permanece fechada como consequência das forças de fechamento acima do pistão. Ao se ativar a válvula piloto, se permite que a pressão na câmara acima do pistão caia. A força que age na parte inferior do pistão, como resultado do sistema de pressão do fluido, é maior do que aquela na parte superior do pistão, esta diferença faz com que o pistão se eleve, abrindo a válvula principal. Válvulas solenóides servo-operadas desenhadas com base neste princípio, requerem uma pressão diferencial mínima para a correta abertura e fechamento. Válvulas solenóides com acoplamento (levantamento forçado da válvula) entre o núcleo do solenóide e o pistão (ex. Tipo 407) não requerem pressão diferencial para comutação.  Válvulas tipo pistão servo-operadas são usadas principalmente em aplicações de altas pressões, fluidos gasosos e vapor até 180 °C.

Vantagens:

  • Mais robustas que as válvulas solenóides servo-operadas com diafragma 
  • Faixa  de pressão mais alta
  • Adequada para gases e vapores.

   

Válvula solenóide   2/2 vias, normalmente fechada, com pistão. Mostrada fechada à esquerda e aberta à direita

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