Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email

Anos de fundação e questões sociais

Toda grande história tem seu começo. O nosso foi em uma pequena fazenda em Ingelfingen …

Old Picture of Bürkert employees working in the production facility

1915

O início

Christian Bürkert nasceu em 4 de maio de 1915. Ele cresceu na fazenda de seus pais, a Bühlhof, nas proximidades de Ingelfingen em Baden-Württemberg (na Alemanha) e frequentou a escola latina local e mais tarde o Liceu "Robert Mayer" em Heilbronn. Após a morte precoce de seu pai, ele concluiu os estudos de engenharia elétrica na Escola de engenharia "Gauss" em Berlim e trabalhou para o fabricante de aparelhos "Schaub Lorenz". Por motivos de segurança, a produção dessa empresa foi transferida para a República Tcheca durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, Christian Bürkert conseguiu escapar e voltar para a casa da sua família em Bühlhof.

1946

Um novo começo com uma incubadora

Como a presença de tropas americanas aumentou a demanda por carne de aves, a mãe pediu a Christian Bürkert que conserte uma incubadora. Usando as peças retiradas de destroços de um avião, ele criou um controlador de temperatura bimetálico sensível, que conseguia manter a temperatura constante até 1/10 °C. Para atender à alta demanda, Christian Bürkert começou a produzir incubadoras e placas de aquecimento no porão da casa de seus pais.

1948

Construção do primeiro edifício

No início, sua própria mão de obra e um porão no Bühlhof eram suficientes. Porém, em pouco tempo, Christian Bürkert precisou contratar os primeiros funcionários e alugou espaço no castelo e na "Casa da moeda" em Ingelfingen. O próximo passo foi a construção do primeiro edifício comercial, residencial e de formação na linha férrea de Ingelfingen. Nessa empreitada, a ajuda dos 36 funcionários foi indispensável, porque tudo foi construído e produzido internamente, até aos tijolos. Já naquela época, a formação era muito valorizada: o edifício recém-construído da empresa contava com uma oficina de formação que atendia às necessidades da empresa e garantia aos formandos as perspectivas de carreira e um emprego (praticamente vitalício) fora do setor de agricultura.

1949

Novos edifícios residenciais para funcionários

Naquela época, o espaço habitacional era escasso e Christian Bürkert precisava urgentemente recrutar gerentes de outras regiões. Para amenizar o problema, ao lado da fábrica em Ingelfingen foi construído o primeiro dos muitos edifícios residenciais para os funcionários.

1950

Inscrição no registro comercial

A experiência adquirida durante a construção de incubadoras ajudou a consolidar a produção e a venda de controladores de temperatura, o que significava que tinha chegado a hora de migrar de uma abordagem puramente artesanal para a produção industrial. Durante essa etapa de desenvolvimento, a empresa foi aceita na Câmara de Indústria e Comércio de Heilbronn e inscrita no registro comercial.

1951

Com novos produtos, a caminho do crescimento

Desde a reforma monetária de 1948, a necessidade de incubadoras e placas de aquecimento diminuía constantemente. Christian Bürkert decidiu mudar a produção para controladores de temperatura que, entre outras finalidades, podiam ser usados ​​em fornos. Com o crescimento da produção de controladores, foi necessário ampliar o espaço da empresa, então, foi iniciada a primeira fase de construção da atual sede da empresa.

1954

Funcionários em foco

Desde aquela época, os funcionários estavam no foco de todos os esforços. O mercado de trabalho na Alemanha estava limitado, porém, em rápido desenvolvimento. Desde cedo, Christian Bürkert percebeu que, para atrair e reter bons funcionários, era preciso oferecer não só o treinamento, mas também moradias atraentes, baratas e próximas ao local de trabalho. Ao mesmo tempo, a empresa começou a oferecer previdência geral. Um serviço regular de transporte levava diariamente os agricultores da região à fábrica para trabalharem meio-período. Isso foi uma vantagem decisiva na "competição pelas mentes mais brilhantes".

1971

Acidente trágico de avião

Para Christian Bürkert, voar foi uma expressão de seu fascínio pelo funcionamento perfeito da tecnologia nos limites da física e também foi essencial para a crescente internacionalização da empresa. Na noite de 21 de outubro de 1971, o tempo estava tempestuoso. Apesar do planejamento cuidadoso, o voo solo de Christian Bürkert terminou tragicamente no Atlântico Norte. Um pouco menos de duas horas antes do pouso, o contato por rádio foi perdido e o avião sumiu da tela do radar sem deixar rastros. A busca, que durou vários dias, terminou sem sucesso. A Bürkert perdeu inesperadamente seu fundador e idealizador.

Nessa hora difícil, sua esposa, Dorothee Bürkert, assumiu a empresa junto com Gerhard Hettinger, um funcionário de longa data e pessoa de confiança. Graças ao apoio dos familiares e à competência e comprometimento dos funcionários, o trabalho de Christian Bürkert perdura.

Mesmo após a morte do fundador da empresa, a valorização dos colaboradores e a humanidade formam os pilares da nossa organização.

1993

Introdução de estruturas organizacionais voltadas a processos

A atual organização de processos da Bürkert teve seu início em 1993, com a introdução de projetos e trabalhos em grupo, bem como estruturas voltadas a processos. As hierarquias planas, poucas interfaces e trabalho cotidiano altamente voltado às metas, ajudaram a delinear outros valores importantes da cultura corporativa. Para poder realizar tarefas e projetos complexos de forma holística, a empresa já contava com o agrupamento das competências dos funcionários em todos os processos, em todos os níveis e de maneira interdepartamental.

2005

Mudança de gestão

Após a aposentadora do diretor administrativo da Bürkert, Gerhard Hettinger, Heribert Rohrbeck, que estava na empresa desde 1993, assumiu o cargo.

2010

Certificação "berufundfamilie"

Como uma empresa familiar, a Bürkert recebeu pela primeira vez o certificado de política de recursos humanos, emitido pela berufundfamilie GmbH, que atestou sua preocupação com a família e qualidade de vida. Além de conciliar o trabalho com os cuidados infantis, as medidas para conciliar trabalho e outros tipos de cuidados estão se tornando cada vez mais importantes. Até hoje, as pessoas estão no centro da cultura corporativa da Bürkert, que proporciona qualificação e treinamento adicional, bem como a promoção da saúde e benefícios sociais acima da média.

2012

Falecimento de Dorothee Bürkert

Juntamente com Gerhard Hettinger, Dorothee Bürkert trabalhou por quase três décadas como diretora administrativa operacional e porta-voz da empresa. Ela não mediu esforços para tornar a empresa em expansão "mais humana".

2017

Qualificação, integração e perspectivas para refugiados

A Bürkert sempre se preocupou em contribuir para a integração das pessoas que buscam proteção. Por esse motivo, em 2017, foi lançada a iniciativa de treinamento QIP: "Qualification, Integration, Perspective". O foco do programa é o treinamento básico teórico e prático nas áreas de engenharia elétrica e de metais. Além disso, foram ministradas aulas de alemão relacionadas à empresa e ao trabalho. A maioria das pessoas que concluíram o curso conseguiram uma colocação em empresas, agências de emprego temporário ou programas de treinamento vocacional.

2018

Fundação da Bürkert Academy

A fundação da Bürkert Academy como parte da organização expandiu ainda mais a cultura de aprendizagem contínua, com cursos especiais de treinamento interno, medidas para o desenvolvimento de equipes, coaching e gerenciamento de habilidades.

2019

Organização em transição

Mais rápido, mais flexível, mais digital — essas são as palavras-chave cada vez mais presentes nas empresas. O programa de transformação Bürkert Next, que abrange toda a empresa, foi lançado em 2019. Diversos projetos internos abordam os principais tópicos de digitalização, individualização, flexibilidade e prazos de entrega curtos, para que possamos atender, da melhor forma possível, às necessidades futuras dos clientes.

2022

Aposentadora de CEO Heribert Rohrbeck

Heribert Rohrbeck trabalhou na Bürkert por quase três décadas, das quais 18 anos como CEO. Ele deixou a empresa no final de 2022 e passou o cargo para seu sucessor, Georg Stawowy, que assumiu a função de CEO a partir de abril de 2023.

2023

O Museu Bürkert: a história de perto

Na antiga oficina de treinamento e no "local de nascimento" da empresa Bürkert, foi criado um museu da história da empresa. Hoje, o museu abrange dois andares e os funcionários da empresa e visitantes de todo o mundo têm a oportunidade de conhecer a história memorável da empresa.

Pontos centrais de nossa história