A Bürkert proporciona economia e eficiência para novas instalações de ciências da vida
Criar uma planta de produção higiênica nova com áreas ATEX zona 1 é uma tarefa complexa especialmente quando a planta precisar de mais de 1400 válvulas de controle. O especialista em sistemas de processos higiênicos Briggs da Burton PLC chamou a Bürkert para auxiliar na entrega de uma planta de produção de larga escala para a Purolite, uma empresa da área das Ciências da Vida.

A Briggs da Burton foi escolhida pela Purolite como o principal fornecedor para desenvolver e fabricar plantas adicionais de produção que consistem em onze cubas de reator espalhadas por nove áreas de produção. A Briggs pôde especificar o fabricante do equipamento instalado (exceto para os sensores, cujo fornecedor já havia sido escolhido) e, para isso, escolheu os produtos Bürkert.
Requisitos do especialista
A escala do projeto significava que o equipamento estaria localizado em uma série de ambientes que variavam entre externos e ATEX zona 1. Qualquer válvula, sensor ou mecanismo de controle localizado em atmosferas potencialmente explosivas devem ser fabricados e certificados, bem como ser instalados por engenheiros devidamente qualificados.
A par dos requisitos do processo, a Briggs precisava de fornecedores de equipamentos que pudessem entregar não só as válvulas, mas também os desenhos 3D CAD e a certificação relevante para integrar no seu modelo 3D geral. Os desenhos são essenciais para os engenheiros de design finalizar a localização das válvulas e assegurar que todo o equipamento caiba no espaço disponível ao redor das cubas.
A princípio, a Briggs contatou a Bürkert interessada nas válvulas diafragma, mas durante as conversas sobre o projeto, ficou evidente que a Bürkert seria capaz de fornecer todas as válvulas de processo de que ela precisava. Isso incluiria as válvulas borboletas, esféricas, diafragmas e manuais.
Aumento da eficiência
No total, o projeto precisava de mais de 1400 válvulas de processo e cada uma delas tinha de ser acompanhada pelos documentos de certificação e desenhos. O fornecimento destas informações foi bastante simplificado quando a Bürkert configurou um recurso online onde os engenheiros da Briggs pudessem se logar e acessar toda a informação necessária.
A logística do projeto também foi simplificada quando a Bürkert embalou juntas todas as válvulas por cada área de produção e as etiquetou de acordo. Isso tornou o processo de instalação mais rápido e assegurou que todas as válvulas necessárias estivessem no local certo.
Além das válvulas de processo padrão, a Bürkert também pôde criar soluções personalizadas para as válvulas do fundo do tanque; blocos de válvulas multiassentos também foram fabricadas para minimizar o rastro da instalação. As habilidades de fabricação especializada da Bürkert asseguraram que cada peça fosse entregue com a cabeça de controle e as vedações corretas para uma instalação simples.
Damien Moran, diretor dos segmentos Hygienic e Pharmaceutical da Bürkert, explica:“Nosso objetivo é entregar a melhor solução para o cliente e nossos produtos são desenvolvidos de forma que se integrem às estruturas locais, decentralizadas, ou como neste caso, centralizadas. Com alguns conselhos adicionais, conseguimos manter os custos do projeto no mínimo e, ao mesmo tempo, asseguramos a confiabilidade.”
Redução de custos
Todas as válvulas automatizadas para este projeto possuem válvulas solenoides pilotos na cabeça de controle, ou no caso das válvulas esféricas, localizadas no armário de distribuição sobre o controlador. Isso tornou uma série de ilhas de válvulas externas e os painéis de controle pneumáticos ATEX associados redundantes e economizou cerca de 80 mil libras.
George Crombie, diretor de engenharia da Briggs, comenta:“Todo o processo foi muito mais simples do que previmos e a capacidade da Bürkert em fazer mudanças rápidas em válvulas individuais, além da sua capacidade de fabricar ilhas de válvulas personalizadas realmente ajudaram na entrega deste projeto.”
Duncan Sinclair, diretor de produção da Purolite, conclui: “A nova planta de produção tem funcionado muito bem. O conhecimento dos engenheiros da Bürkert no controle de processo higiênico com certeza fez a diferença no design final. A parceria entre a Briggs e a Bürkert entregou um projeto eficiente e econômico.”
A expertise e a compreensão da Bürkert sobre a aplicação proporcionou uma economia de cerca de 80 mil libras ao projeto.
Sobre a planta:
A planta da Purolite Life Sciences é capaz de produzir anualmente 100 mil litros de resina de agarose de alto fluxo para a sua série Praesto® de proteína A de afinidade e resinas de troca iônica, desenvolvidas para a purificação de anticorpos monoclonais.
O investimento multimilionário deu à Purolite Life Sciences a capacidade de suprir em 30% a demanda global por resinas cromatográficas baseadas em agarose e, com a construção, estima-se que o estímulo para as cadeias de fornecimento no sul de Gales chegue a 120 milhões de libras. A planta de produção de última geração localizada no Centro de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento no sul de Gales foi aberto oficialmente em 2018.
Leia mais aqui: www.purolite.com/sercurity-of-supply
Conheça a planta: www.youtube.com/Purolite Life Sciences