Componentes padrão confiáveis para o sistema de ventilação de emergência
Ajuda simples e descomplicada durante a pandemia – A colaboração com trimatec

Desfrute de uma cooperação flexível e confiável:
- Tempo de realização curto: Graças às peças de amostra rapidamente disponíveis, os testes de resistência com o protótipo do ventilador iniciaram após apenas alguns dias.
- Manutenção reduzida: Graças aos componentes industriais e à ausência de peças especiais, a manutenção simples e o fornecimento de peças de reposição sem problemas são garantidos.
- Alta precisão: Os sensores térmicos MEMS usados nos MFMs oferecem uma alta precisão na medição e repetibilidade.
- Componentes certificados: Os componente de fluídica são biocompatíveis e disponíveis em variante com oxigênio.
Quando em março de 2020 a pandemia de Covid-19 tomou rapidamente grandes proporções, tornou-se claro que mais ventiladores seriam necessários. Mas não só isso, eles também teriam que ser tão robustos quanto possível e de manutenção e operação fácil, porque – especialmente no uso a nível mundial – não podia estar pessoal de manutenção altamente qualificado em todos os locais ao mesmo tempo.
A empresa trimatec, sediada na Ingolstad, respondeu a isso com uma solução inovadora: um ventilador robusto e móvel para uso em medicina intensiva, inteiramente feito com componentes industriais de disponibilidade elevada, sem comprometer a funcionalidade. O dispositivo inovador é adequado para o tratamento de pacientes graves durante todas as fases de insuficiência respiratória (ARDS).
"Para a fluídica instalada em nosso ventilador, encontramos o parceiro certo na Bürkert Fluid Control Systems, que nos apoiou de forma pragmática, bastante desburocratizada e muito competente."
Um ventilador para todas as situações
O ventilador LifesafAIR desenvolvido pela trimatec parece diferente dos sistemas convencionais usados em unidades de cuidados intensivos, mas não é de forma alguma uma alternativa séria apenas para emergências. Foi desenvolvido em março de 2020 em conjunto com diversos especialistas da área da medicina, tecnologia médica, desenvolvimento de software e gestão de qualidade com o auxílio da gestão de qualidade e de projetos em tempo record. Atualmente, está em processo de avaliação de conformidade, a certificação CE de acordo com o Regulamento de Dispositivos Médicos (UE) 2017/745 é esperada em breve.
é adequado para a respiração invasiva com um tubo (controlado por pressão ou volume) com ou sem apoio da respiração espontânea. Mas também pode ser aplicado na respiração não invasiva com máscara ou cânula nasal. Além disso, é possível a oxigenoterapia de alto fluxo. O dispositivo é de operação fácil e extremamente robusto e pode resistir a condições climáticas extremas. Um sistema de bateria eficiente permite o funcionamento sem fonte de alimentação, opcionalmente também acima das duas horas.
Manutenção e fornecimento de peças fácil
Graças ao uso de peças industriais e ausência de peças especiais, é garantida uma manutenção simples e um fornecimento de peças de reposição sem problemas.

"A essência do nosso ventilador combina o conhecimento e a experiência de décadas em arte da engenharia alemã. Em nosso desenvolvimento usamos apenas componentes que também são utilizados com sucesso em inúmeras máquinas de alta tecnologia na indústria internacional e que provaram a sua confiabilidade."
Graças ao projeto patenteado para a estrutura completamente nova para ventiladores, todos os componentes são de acesso fácil e rápido. Em casos extremos, qualquer mecânico de qualquer lugar do mundo pode realizar trabalhos de manutenção e o dispositivo não precisa ser transportado via transporte aéreo para obter assistência técnica no fabricante. Quantidades maiores também podem ser produzidas em pouco tempo, uma vez que os componentes estão rapidamente disponíveis. A LifesafAIR não requer consumíveis, como cartuchos. Todas as peças que entram em contato com a respiração do paciente, podem ser facilmente removidas, esterilizadas no autoclave e são garantidamente reutilizáveis 50 vezes.
Fonte: trimatec GmbH
Cooperação sem burocracias
No amplo portfólio de produtos da Bürkert não só estavam disponíveis todos os componentes fluídicos necessários, como também as peças para amostragem estavam disponíveis muito mais rápido do que o habitual com outros fabricantes.

"Para iniciar o nosso projeto o mais rápido possível, precisávamos desde o início do apoio da indústria, só assim conseguimos encontrar os componentes adequados."
Desde o início, a cooperação foi caracterizada pela flexibilidade e confiança mútua. Após alguns dias, os testes de resistência com o protótipo do ventilador começaram. Um medidor de vazão mássico (MFM) mede a composição da mistura de oxigênio e ar e duas válvulas proporcionais efetuam a dosagem exata. Mais duas válvulas regulam o fornecimento do ar na saída durante a inspiração, nomeadamente o fluxo de ar de saída durante a expiração. A dosagem depende do volume dos pulmões do paciente. O pulmão não deve ser enchido em excesso, mas é preciso garantir que chegue oxigênio suficiente ao pulmão e que seja esvaziado. Para segurança adicional, duas válvulas solenoide são colocadas na entrada e na saída do ar.
Medidor de vazão mássico com alta precisão e velocidade
Na respiração em medicina intensiva a precisão, os tempos de reação curtos e a alta confiabilidade de todos os componentes são imprescindíveis. Aqui também, o MFM e as válvulas podem marcar pontos. Quando usado em enfermarias neonatais, por exemplo, é necessário fornecer aos pequenos pacientes uma ventilação dosada com uma precisão até 80 vezes por minuto, o que a LifesafAIR seria capaz de realizar de acordo com seus dados de desempenho. A homologação foi solicitada em "Intended use" (uso pretendido) para pacientes a partir de 10 kg ou com 2 anos de idade ou mais. Os sensores térmicos MEMS usados nos MFMs oferecem uma alta precisão na medição e repetibilidade. Como os sensores medem diretamente no fluxo de gás, os tempos de reação são extremamente curtos e a regulação, isto é, a medição, é muito precisa. O princípio de medição térmica funciona independentemente das oscilações de pressão e temperatura. As válvulas proporcionais de efeito direto são de fechamento estanque, muito responsivas, com função de fechamento integrada e o atuador é armazenado sem fricção, resultando em um comportamento de posição especialmente preciso e um elevado intervalo de ajuste. Os componentes fluídicos comprovados da indústria contribuem assim significativamente para salvar vidas humanas e certamente não apenas em tempos de pandemia.
Controlador de caudal mássico (MFC)/Medidor de caudal mássico (MFM) para gases
- Faixa de fluxos nominais de 0,010 l/min até 160 l/min
- Alta precisão de repetibilidade e medição
- Tempos de reação muito rápidos
- Troca facilitada do dispositivo por meio da memória de configuração
- Opcional: conformidade classe USP VI, FDA, CE 1935