Nova solução de automação para a produção de insulina
Tecnologia de automação pronta para usar no processo de fermentação – A colaboração com a ZETA Biopharma GmbH

Os sistemas de automação inteligentes oferecem funções práticas de diagnóstico e desligamento de segurança. Ações de manutenção preventiva são possíveis e a integração no ambiente de controle de processo é realizada sem problemas. As ilhas de válvulas eficientes formam a base da automação pneumática. Em uma planta de fermentação para a produção de insulina do grupo ZETA, vinte ilhas de válvulas da Bürkert cuidam da automação eletropneumática e controlam cerca de 600 funções de válvulas no processo de fermentação.
Higiene e confiabilidade são o padrão
A insulina revolucionou a terapia do diabetes mellitus. Já faz vinte e cinco anos que esta substância que salva vidas é fabricada industrialmente com a ajuda de bactérias e leveduras manipuladas geneticamente. As exigências impostas ao sistema de processamento empregado são altas. As plantas precisam cumprir altos padrões e normas legais de higiene e limpeza e ainda funcionar com alta precisão e confiabilidade. O grupo empresarial ZETA com sede na Áustria é um especialista de soluções de processo sob medida para aplicações esterilizadas e assépticas.
Solução de automação pronta para usar
A ZETA fornece um fermentador inclusive o sistema de automação para a produção de insulina. O projeto abrange o design, instalação, teste e certificação de dezoito tanques, trinta armários de distribuição e todo o sistema de medição, controle e regulagem. A automação eletropneumática fica a cargo de vinte ilhas de válvulas da Bürkert (Tipo 8647) em conjunto com o periférico decentralizado ET 200SP da Siemens e controlam cerca de 600 funções de válvula no processo de fermentação.
A ilha de válvulas tipo 8647 foi projetada para a instalação em armários de distribuição e pode ser montada neles sobre trilhos de fixação sem ocupar muito espaço.
Vários fatores foram decisivos para a escolha da nova geração da ilha de válvulas, explicou Andreas Rauscheder, engenheiro de projetos da ZETA: “A integração de hardware e software em nosso ambiente de automação da Siemens facilitou a instalação, comissionamento e parametrização. Graças à opção de parametrizar a ilha de válvulas via arquivo HSP no TIA-Portal da Siemens, economizamos tempo e dinheiro.” Outra vantagem decisiva do sistema é o desligamento externo da tensão da válvula (EVS), que aumenta a segurança do processo e operação.
Segurança operacional garantida
Com a função EVS, o circuito elétrico de fornecimento para a tensão das válvulas é interrompido através de um contato sem potencial. Isso proporciona um desligamento seguro de cada módulo de válvula de acordo com os requisitos da diretiva de máquinas e o EN13849 ou as exigências SIL correspondentes. Isso permite realizar circuitos de parada de emergência seguros e individuais na ilha de válvulas sem muito esforço.
Além da exibição e retransmissão, a função de diagnóstico padrão integrada também oferece outras opções para aumentar a segurança operacional. Assim, um módulo integrado de medição de pressão monitora a pressão de alimentação e transmite mensagens de alerta e erro ao nível de controle em caso de discrepâncias. Além disso, os contadores de comutações podem ser usados para as válvulas pilotos e os atuadores a jusante independentemente uns dos outros. Acrescenta-se a isso a possibilidade de exibir a posição de comutação da válvula de processo diretamente no display da ilha de válvulas através de uma função integrada de software. Fio rompido, curto-circuito e saídas de válvula abertas também são detectados, exibidos na ilha de válvulas e transmitidos através da interface de comunicação do ET200SP.
Maior disponibilidade da planta
A ZETA escolheu o bloqueio integrado do canal P (função Hot-Swap) para aumentar a disponibilidade pneumática e assegurar a disponibilidade da planta. Ela permite trocar a válvula durante a operação sem precisar despressurizar o resto das ilhas de válvula. As válvulas de retenção integradas nos canais de exaustão da ilha de válvulas asseguram a comutação dos atuadores do processo sem efeito retroativo e segura.
Certificação rápida
Como a planta de fermentação se destina ao mercado russo, as ilhas de válvulas também precisavam da certificação UEE da União Econômica Euroasiática. A Bürkert reagiu com rapidez e pôde apresentar a documentação correspondente. Os outros aspectos da colaboração também transcorreram sem problemas: “Os prazos de entrega foram respeitados, a consultoria estava certa e pequenas adequações de última hora no software foram resolvidas com rapidez”, conta o chefe do projeto.
AirLINE SP – Ilha de válvulas eletropneumáticas
- Integração com cartão I/O SIMATIC ET 200SP
- Compatível com protocolos Profibus, válvulas piloto e módulos I/O
- Diagnóstico simplificado via display LCD
- Permite o desligamento seguro das válvulas