Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email

Análise da água para controle do teor de ferro com economia

Quando a água de nascente é usada para a produção de água potável ou produtos alimentícios, a análise da água para determinar o teor de ferro é um tema importante. Pois um teor de ferro muito alto na água potável e na produção de alimentos resulta em turbidez desagradável, descolorações e perda do sabor.
Saiba mais como um sistema de análise online Bürkert e o analisador de ferro pode ajudar você a controlar o teor de ferro na água bruta com economia.

O desafio: Controle complexo nas estações tradicionais

As exigências para a qualidade da água no abastecimento de água potável e produção de alimentos são alta, por isso, a funcionalidade da planta de desferrização precisa ser inspecionada e documentada constantemente. A intervenção precisa ser rápida quando o valor limite é ultrapassado. Nas estações convencionais de tratamento de água, isso resulta em um mais pessoal e mais tempo.

Falta de clareza dos resultados de medição
Com um sensor de turbidez não é possível saber se o processo de desferrização está funcionando perfeitamente e se a planta está trabalhando com a quantidade ideal de oxigênio para o processo de oxidação. Isso só é possível com um analisador de ferro.
Monitoramento complexo do processo
Cada um dos filtros precisa de um sensor de turbidez. O monitoramento dos sensores demanda tempo e pessoal. O monitoramento do processo é feito por amostragem para cada uma das linhas de filtragem com o fotômetro de laboratório ou manual.
Manutenção complexa
Cada um dos sensores precisa ser limpo regularmente e até calibrado. Isso precisa ser feito de forma decentralizada nas várias estações da planta. Eventualmente, partes da planta precisam ser paradas temporariamente para a tarefa.
O momento ideal da manutenção é muito difícil de reconhecer
A carga de cada um dos filtros precisa ser monitorada constantemente. Isso torna difícil saber o momento certo e mais econômico para a retrolavagem.
Line
Darstellung Bürkert Schaltschrank Typ 8906, grafisch herausgehoben der Eisensensor Sensor-Cube MS06

A solução: Sensores de ferro com análise por injeção em fluxo (FIA)

O sistema de análise online Bürkert tem três vantagens em comparação com as soluções de instrumentação convencionais:

  1. O processo de desferrização é monitorado com um sensor especial de ferro, o Sensor-Cube MS06. Seu sistema de sensores é baseado na moderna análise por injeção em fluxo (FIA). Um sensor pode monitorar vários filtros através do sistema de coleta de amostras Bürkert.
  2. As linhas de água de medição da água podem ser projetadas livremente – além do sensor de ferro também é possível integrar sensores para turbidez, ORP, condutividade e valor pH.
  3. Em combinação com o coletor de amostras de água de medição Bürkert, uma unidade de sensor – consistindo dos sensores mencionados acima – pode monitorar até oito linhas de água de medição.

As principais vantagens:

Line

Análise moderna por injeção em fluxo (FIA)

A análise automatizada do teor de ferro no analisador de ferro MS06 funciona com componentes de alta precisão microfluídicos.

  1. A amostra é retirada do fluido circulante com a análise por injeção em fluxo (FIA).
  2. Um reagente é adicionado a ela.
  3. A amostra e o reagente são bombeados pelos sistema e se misturam.
  4. E reagem com um corante específico.
  5. Em seguida, o teor de ferro é determinado através da análise fotométrica desse corante.
Grafische Darstellung der mikrofluidischen Komponenten des Eisenanalysators MS06; dazu Prinzipdarstellung der Analyse des Eisengehalts

Solução de armário de distribuição tipo 8906

O Sensor-Cube MS06, outros sensores e componentes podem ser montados no armário de distribuição robusto tipo 8906. Com eles, você nunca perde os valor de medição de vista. Desta forma você pode realizar a manutenção, controle e diagnóstico de erros em um lugar, sem percorrer grandes distâncias e laboratório. O armário de distribuição robusto protege seus sensores e outros componentes em conformidade com o grau.

Suas vantagens são:

  • Sensores individuais e orientados para a aplicação
  • Unidades automáticas de limpeza e calibração
  • Dimensões compactas
  • Com cadeado mediante solicitação

Grafische Darstellung einer Wasseraufbereitungsanlage; zentral platzierter Schaltschrank Typ 8906 mit Eisenanalysator MS06

Mais informações sobre as soluções de armário de distribuição Bürkert podem ser encontradas aqui.

Line

Invista na segurança do processo em vez de investir na quantidade de sensores

Veja como você pode economizar na quantidade de sensores com o analisador de ferro MS06 e a solução de armário de distribuição tipo 8906.

                                           Solução tradicional               Solução Bürkert

Monitoramento de filtros com medição de turbidez
Continuamente com um medidor de turbidez por filtro + fotômetro 5 sensores de turbidez inclusive limpeza EUR. 21.310 Transmissor e fotômetro para monitoramento do processo EUR. 800
Coleta manual, uma hora por dia, EUR. 50 durante 220 dias
Custos anuais de manutenção e material consumível (depende do tipo do contrato de manutenção, estimado em EUR. 500 por ano)
Monitoramento de filtros com o armário de distribuição Bürkert 8906
Com um analisador de ferro Bürkert é possível realizar até cinco comutações de água de medição.
  • 1x analisador de ferro MS06
  • 1x módulo de calibração e limpeza MZ30
  • 1x sensor de turbidez MS05
  • 1x módulo de limpeza Cleaning ME21, tela com log de dados
  • 5x comutações de água de medição
Troca da bomba aprox. a cada dois ou três anos (dependendo da quantidade de amostras, no contrato de manutenção)
Custos anuais de manutenção e material consumível (depende do tipo do contrato de manutenção, número de comutações da água de medição e configuração do sistema)

Você também quer reduzir o número de sensores? Faça o download do nosso prospecto ou entre em contato para mais informações.

Line