Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email

FLOWave: Detecção da troca de fluido

A tubulação precisa ser lavada com líquido de limpeza após cada processo de batelada. Isso causa desperdício de produto. Descubra como o medidor de vazão FLOWave reduz o desperdício e aumenta a eficiência da sua planta.

Os fabricantes de produtos alimentícios e bebidas geralmente fabricam vários produtos em uma planta. O processo de batelada sempre envolve rejeições na troca do fluido. Com o FLOWave, a Bürkert desenvolveu um medidor de vazão que detecta rapidamente a troca do fluido. Com isso: Você reduz a rejeição e aumenta a eficiência. Além disso, menos produto no efluente reduz os custos de tratamento. Fabricantes de produtos alimentícios como leite, cerveja e refrigerantes já usam o FLOWave com sucesso.

Saiba a seguir por que o FLOWave mede em condições higiênicas ideais.

 

Flow Meter in Food processing

 
Eficiência é decisiva – Não importa se o produto é leite, cerveja ou refrigerante: Sua planta deve trabalhar da forma mais eficiente possível na operação normal.

Line

FLOWave: Desafio

Medição de vazão higiênica com a tecnologia SAWA

A higiene é muito importante na fabricação de produtos alimentícios e bebidas. Por isso o FLOWave satisfaz altas exigências higiênicas. O medidor de vazão funciona sem sensores no tubo de medição graças à tecnologia inovadora SAW. A ausência de peças no tubo significa sem vazamento, sem incompatibilidade de materiais, sem manutenção, nenhuma perda de pressão e facilidade de limpeza.

FLOWave cross section showing SAW principle

A tecnologia SAW patenteada da Bürkert usa as ondas acústicas da superfície para medir a vazão dos líquidos. SAW é a abreviação de Surface Acoustic Waves. Essas ondas surgem na natureza, por exemplo, em atividades sísmicas. A vantagem do princípio de medição: Ele funciona sem sensores que entram em contato com o material medido no tubo.

Line

FLOWave: 7 vantagens que você deve conhecer

Densidade: O fator decisivo

O FLOWave afere a densidade continuamente. Ela é um valor compensado pela temperatura. Havendo mudança da densidade, o FLOWave percebe: Há um líquido diferente no tubo. Um exemplo é quando, ao fim de um processo de batelada , o leite muda para água. A medição rápida e precisa reduz o refugo e aumenta a eficiência da sua planta.

FLOWave Graph showing the variation of the density factor

 

No exemplo, dois tipos de refrigerantes com teores diferentes de açúcar são discriminados: O refrigerante com mais açúcar tem uma densidade de 1,025. O refrigerante com menos açúcar tem uma densidade de 1,002. Quanto maior é o teor de açúcar de um líquido, maior é a densidade.

O fator de densidade na prática

Economia na fluidez: Através de um tubo DN50 fluem 100 litros de líquido por minuto. Nas plantas comuns, a troca do fluido é feita por tempo e, por causa da tolerância, a válvula é aberta para o escoamento com uma antecedência de 15 segundos. Se houver 5 trocas de fluido por dia, cerca de 125 litros do seu produto serão descartados no escoamento. O FLOWave detecta a troca do fluido antes, comunica à válvula e ela se fecha 10 segundos antes para poupar seus recursos e orçamento.

Veja no nosso prospecto como você pode reconhecer a troca do fluido de forma rápida e precisa e ainda maximizar seus lucros.
Faça o download do prospecto.

Tipo 8098

Medidor de fluxo FLOWave SAW

Tipo 8098
  • Sem quaisquer peças no tubo de medição
  • Em conformidade com os requisitos de higiene, CIP/SIP
  • Ideal para líquidos com condutividade baixa ou inexistente
  • Comunicação digital, parametrização através do Communicator, display e wi-fi
  • Compacto, leve e consumo energético reduzido