Medição rápida e eficiente de mosto e condensado
O sabor característico da cerveja é um dos critérios mais importantes da sua cerveja. Para que a qualidade entre as bateladas permanece sempre igual, o teor do mosto é controlado com precisão durante a fabricação da cerveja. Além disso, a eficiência do trabalho demanda que você saiba quanta energia é realmente necessária para o processo. Um indício é o condensado gerado durante o aquecimento do mosto na caldeira de brasagem. Saiba como você pode medir o condensado e mosto com apenas um dispositivo, tornar o processo de fabricação mais eficiente e ainda economizar energia!
Medição de vazão e concentração de mosto para uma cerveja de qualidade alta e consistente
Durante todo o processo, da sala de brasagem até o caldeira de maturação, a vazão, temperatura e concentração da cerveja precisam ser medidas continuamente para assegurar o sabor e teor alcoólico consistente em todas bateladas. O mosto é cozinhado na caldeira em temperaturas superiores a 80 °C para que as enzimas do malte obtidas na maltagem sejam desnaturadas e se decomponham. Com a evaporação da água durante o cozimento, o mosto é concentrado de acordo com as suas especificidades. Ao fim do cozimento é feita a medição do mosto. O mosto é resfriado em um trocador de calor até a temperatura requerida para a adição da levedura e conduzido para o tanque de fermentação.
Os medidores de vazão por indução magnética podem medir apenas a vazão, mas não a concentração do mosto.
são montados nas tubulações para controlar a concentração da cerveja.
Os medidores de vazão Coriolis podem medir o volume e a concentração do mosto na cerveja. Mas seus custos de aquisição são altos e seu peso o tornam difíceis de manusear. Nem todos os modelos medem a temperatura.
Tradicionalmente, a concentração de mosto é medida manualmente via coleta de amostra com auxílio, por exemplo, de um densímetro.
Medição e controle com controle e confiabilidade
Suas máquinas devem manter o processo cervejeiro na melhor faixa de eficiência com confiança e economia. A Bürkert pode ajudar você de várias formas: com nossa competência de desenvolvimento e nosso amplo portfólio de produtos para o controle de líquidos. Um exemplo é o medidor de vazão e concentração FLOWave tipo 8098. A grande vantagem deste inovador medidor de vazão: Ele une entre dois e três sensores convencionais em um e mede a vazão, a concentração do mosto, a temperatura e as características do líquido no processo cervejeiro. Com ele é possível reduzir os custos globais e automatizar o processo de forma inteligente
Otimize o consumo de energia através de soluções eficientes na medição do condensado
O desafio de todos os mestres cervejeiros
Suas instalações na cervejaria precisam de vapor ou água quente para o fabrico de cerveja, pasteurização, esterilização, lavagem ou limpeza. O desafio: Um consumo de energia muito alto reduz os ganhos e consome recursos desnecessariamente. Só quando você sabe qual é a quantidade exata de energia para cada etapa do processo é que você pode trabalhar com eficiência. Os dados do processo são obtidos em tempo real através do processamento dos dados da medição em uma calculadora de calor.
Desvantagens das formas comuns de medição de condensado
As soluções comuns consistem em dois sensores de temperatura no avanço e retorno, um medidor de vazão para vapor e um medidor de quantidade de calor. A montagem desses componentes é muito complicada e eles se desgastam com muita rapidez devido às altas temperaturas.
A solução é a medição de vazão com a tecnologia SAW
O FLOWave tipo 8098 pode medir a quantidade de condensado e a temperatura. A otimização do fluxo de energia com estes resultados de medição aumentam a eficiência da planta e melhor o consumo de energia. Com o sensor de vazão FLOWave tipo 8098 da Bürkert você não mede apenas a quantidade de vazão, mas também a temperatura e concentração do mosto para que a cerveja tenha sempre a mesma qualidade. Um ponto a mais para sua produção: Sua cervejaria trabalha com mais eficiência depois da otimização. Como o FLOWave afere líquidos independentemente da condutividade, você também pode verificar a quantidade de calor do condensando de forma prática. Isso lhe dá uma vantagem decisiva: Com as soluções de sistema Bürkert você pode saber e otimizar o consumo de energia de cada dispositivo no processo de produção.
8 razões porque sua cervejaria é mais eficiente com FLOWave
Medição contínua do mosto para economizar tempo e dinheiro
Os sensores de fluxo comuns não conseguem medir a concentração de mosto. Neste caso, o mestre cervejeiro precisa tirar uma amostra manualmente, espera esfriar e mede o mosto com o densímetro em média duas vezes por batela. Com o FLOWave tipo 8098 você mede a vazão e concentração do mosto de forma automatizada, praticamente enquanto ele está fluindo, e aumenta a eficiência da sua cervejaria com uma virada de mão.
Planta com mediação manual Planta com medição constante automatizada
para coleta de amostra, resfriamento, medição e documentação
tempo economizado por semana com 9 brasagens por semana
Condensado: Saiba qual é o seu potencial de economia!
As soluções comuns muitas vezes são difíceis de instalar e estão relacionadas a altos custos de aquisição. Em vez de montar um sensor de fluxo, uma calculadora de quantidade de calor e dois sensores de temperatura, basta montar o FLOWave tipo 8098.
A solução compacta montada na linha de condensado em conjunto com um sensor de temperatura na linha de vapor detecta as quantidades de energia de forma confiável ou possíveis sujeiras decorrentes de possíveis fissuras no trocador de calor. Além da eficiência energética, fazemos tudo pela durabilidade da sua planta.
Vídeos sobre operação e mais.
Fácil de instalar e operar: Aqui você encontra uma grande seleção de vídeos sobre o FLOWAVE tipo 8098.
Medidor de fluxo FLOWave SAW
- Sem quaisquer peças no tubo de medição
- Em conformidade com os requisitos de higiene, CIP/SIP
- Ideal para líquidos com condutividade baixa ou inexistente
- Comunicação digital, parametrização através do Communicator, display e wi-fi
- Compacto, leve e consumo energético reduzido