Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email

Monitoramento do teor de nitratos na água potável

Por que o excesso de nitrato na água potável é prejudicial e o que você pode quanto a isso.

Plants in potting soil

O nitrogênio presente no nitrato é um nutriente essencial para as plantas. No entanto, concentrações muito altas são prejudiciais para os seres humanos e para a natureza. Assim, níveis excessivos de nitrato devem ser evitados a todo o custo, especialmente na água potável.

Como o nitrato chega às águas subterrâneas

O nitrato é um composto natural, formado na atmosfera, e é, portanto, completamente inofensivo até ao momento. A natureza usa o nitrato em um ciclo natural para fertilizar as plantas.

Como os fertilizantes se relacionam com isso? 

Esse ciclo é, no entanto, perturbado pelos seres humanos, uma vez que é criado um desiquilíbrio no ciclo por meio de uma fertilização cada vez mais artificial e local, por exemplo, a fertilização na agricultura. Se for aplicado mais fertilizante do que o que as plantas podem absorver, o nitrato alcança os rios e lagos por meio da chuva e, assim, também as águas subterrâneas.

Agriculture fertilizer

O excesso de nitrato pode colocar a saúde em risco 

Absorvemos cerca de 80% do valor de referência para o nitrato por meio de alimentos, por exemplo, comendo vegetais, frutas e carne. Se a água potável com um elevado teor de nitrato for também consumida por um longo período de tempo, isso pode ser prejudicial à saúde humana.

Por esse motivo, a UE e a OMS recomendam um valor limite de 50 mg/l de nitrato na água potável. Na Suíça a Portaria de Proteção de Águas (GSchV) impõe, inclusive,um limite de nitrato de 25 mg/l para proteger especialmente os bebês de altas concentrações. Os bebês ainda não produzem o suficiente da enzima necessária que é responsável pela decomposição do nitrato no corpo. Em países onde os valores limite são excedidos, recomenda-se, portanto, o uso de água com baixo teor de nitrato para bebês.

A água não contaminada está se tornando escassa

Os fornecedores de água que ainda não têm altos níveis de nitrato em sua água bruta e, portanto, não precisam tratá-la com grandes custos, podem se considerar sortudos. Para todos os outros que, por exemplo, já têm nitrato em sua água bruta devido à agricultura, a situação se tornará ainda pior nos próximos anos. Com o aumento do crescimento populacional, a demanda por água excederá os recursos hídricos disponíveis em muitos lugares no futuro. Já em 2019, 13% dos poços de monitoramento de águas subterrâneas na UE apresentaram níveis de nitrato acima do limite de 50 mg/l. Assim sendo, em muitos locais, serão necessários esforços adicionais para poder continuar a fornecer água potável de forma confiável com a qualidade prescrita.

Two person taking Nitrate Samples

Mas como pode o nitrato ser removido da água? 

Quase todos os nitratos são solúveis em água e muito estáveis quimicamente, portanto, apenas podem ser removidos com um esforço técnico considerável. No entanto, apenas algumas das tecnologias existentes parecem adequadas para fornecer água sem nitrato para o abastecimento de sistemas de água potável. 

O nitrato é removido da água, por exemplo, por osmose reversa, destilação ou resinas permutadoras de aniões de base forte. No entanto, isso produz resíduos de salmoura altamente concentrados que causam problemas durante o descarte e, portanto, aumentam significativamente os custos de operação e manutenção. Uma vez que quando todos os nitratos voltam para a água residual os problemas começam novamente, ou seja, na coleta da água bruta.

Medidas apropriadas têm um efeito duradouro

Assim sendo, a longo prazo, os sistemas que gerenciam sem tratamento técnico são a alternativa mais adequada, mais sustentável e mais barata. No entanto, exigem medidas de acompanhamento apropriadas, como a proteção de poços, o gerenciamento do uso do solo que regula ou até mesmo proíbe o uso agrícola da água na área de coleta, a inativação de poços se a poluição por nitrato for muito alta ou a mistura de diferentes fontes de água.

Monitoramento de nitrato com a Bürkert

E é exatamente aí que surge a importância da Bürkert: desde a análise da água do poço e a verificação da qualidade da água potável até a mistura de diferentes poços. Conosco, os clientes obtêm tudo de um único fornecedor. 

Tipo 8905

Sistema online de análise de água

Tipo 8905
  • Para a análise contínua de água potável e água de processo industrial
  • Com base na tecnologia modular do cube da Bürkert e do backplane
  • Integração de barramento de campo para uma comunicação industrial versátil
  • Integração de barramento de campo para uma comunicação industrial versátil por meio de gateway móvel
  • Baixa manutenção e tempos de inatividade longos por meio de tecnologia MEMS

 

Para o garantir em relação à questão do nitrato, contamos com o nosso sensor de nitrato MS09:

Tipo MS09

Sensor de nitrato

Tipo MS09
  • Fotômetro UV para monitoramento de nitrato
  • Medição óptica livre de reagentes
  • Sensor EDIP: Compatível com os sistemas de medição tipo 8905/8906
  • Flash xénon, três canais para medição óptica com redução de falhas
  • Vidros nanorrevestidos para redução da manutenção

Como funciona o nosso sensor de nitrato?

Esse sensor óptico consiste em uma lâmpada e um detector que mede a intensidade da luz. A lâmpada brilha diretamente sobre o detector através de uma fenda pela qual a água flui continuamente. Se houver nitrato na água, tal será determinado pela absorção da luz UV a 212 nm. 

Além disso, o sensor mede a absorção em 254 nm e em 360 nm para verificar a influência do material orgânico e da turbidez. Isso torna o sensor insensível a influências transversais na água. Para excluir a medição incorreta de outras substâncias que turvam a água, como areia ou argila, essa faixa é registrada separadamente com um segundo detector e calculada. Isso ajuda a verificar de forma confiável as fontes quanto aos valores limite legais ou a monitorar as etapas de tratamento necessárias para a água que já se encontra contaminada.

Solução inteligente do sistema Bürkert: mistura de água

Water Blending Bürkert

Como é sabido, na Bürkert tudo gira em torno do controle e da regulação de fluidos, além da medição. Portanto, também são usadas soluções que ajudam a misturar diferentes qualidades de água. Por exemplo, se uma fonte com alto teor de nitrato estiver disponível, a nossa solução de mistura de água permite a diluição com fontes com baixo teor de nitrato. Isso é geralmente menos dispendioso do que tratar a fonte altamente contaminada. 

Infelizmente, a deterioração da qualidade da água é uma tendência desagradável que não pode ser interrompida e, portanto, os desafios para os fornecedores de água irão aumentar. Por essa razão, estamos trabalhando com grande empenho para apoiar os nossos clientes nessa área, para que possamos continuar a garantir a qualidade da água potável no futuro e, assim, proteger o nosso principal bem alimentar.