Compartilhar o link por e-mail
Nem todos os campos necessários foram preenchidos
enviar email

Separação precisa de fluidos na cromatografia líquida

Para um fabricante de produtos farmacêuticos, os processos de produção precisam ser adequados, eficientes e seguros. Os tempos ociosos da planta precisa ser reduzido ao mínimo possível e as matérias-primas devem ser processadas com eficiência, sem resíduos e contaminações cruzadas.
Saiba mais aqui como a Bürkert pode auxiliar você com válvulas energicamente eficientes e conceitos de automação sob medida em uma produção segura e sem contratempos como, por exemplo, no processo de cromatografia líquida ou na High Performance Liquid Chromatography (HPLC).

Processamento downstream na produção bioquímica

Na indústria química ou de processos biológicos, os produtos precisam ser separados de uma mistura complexa de fluidos e todas as impurezas precisam ser removidas. Isso é uma etapa importante de toda a cadeia de purificação (processo downstream) para obtenção de um produto com a pureza necessária.

Colaboração para o sucesso de nossos clientes

Através da colaboração com o time da YMC Process Technologies pudemos desenvolver soluções para os desafios da produção farmacêutica e cumprir os requisitos da FDA em tempo recorde. E expertise combinada da Bürkert e YMC proporcionou uma aceleração sensível do fluxo contínuo do processo biológico nas aplicações para cromatografia. Saiba mais neste vídeo breve.
Saiba mais neste vídeo breve.

Line

O princípio de operação da cromatografia

A fase estacionária e móvel da cromatografia líquida

A filtragem precisa e segura das substâncias através da cromatografia é um passo indispensável para a fabricação de produtos químicos finos. Para isso emprega-se um princípio biofísico que faz uso das diversas propriedades de vazão ou das velocidades de fluxo dos componentes. Cada um dos componentes são separados entre uma fase estacionária (a coluna tubular em uma coluna) e uma fase móvel que flui pelo empacotamento estacionário (aqui, um líquido).

Como é feita a separação do fluido?

A purificação (processo downstream) de um líquido que consiste de vários componentes é feita no processo de cromatografia. As diversas velocidades com que todos os líquidos são bombeados pelo sistema faz com que cada um dos componentes seja separado em decorrência das diversas características de fluxo e das interações variadas de força entre a fase estacionária e móvel das substâncias.

Por que a cromatografia é tão importante?

Com auxílio da cromatografia é possível separar as misturas complexas de fluidos com grande precisão. Mesmo moléculas muito complexas como as proteínas podem ser separadas delicadamente com a cromatografia. Durante o processo, os fluidos jamais podem ser contaminados ou misturados. Isso torna a escolha da válvula certa um fator decisivo. Pois elas controlam e distribuem os fluidos tanto para dentro das colunas de cromatografia quando para fora delas.

A solução comum e seus pontos fracos

Em um processo cromatográfica, o objetivo é maximizar a quantidade do valiosos produto final até o limite. Os outros fluidos não podem causar contaminações. Para isso, você precisa de uma solução que seja fácil de lavar e tenha um mínimo absoluto de espaço morto. As manutenções e reparos necessários devem ser planejáveis com o máximo de antecedência e a produtividade da planta deve ser limitada ao mínimo possível.

Remoção de células e separação de produto
Distribuidores comuns de válvulas
Processo upstream
Solução comum de bloco
Chromatographie-Säule

As soluções inteligentes de blocos de válvulas para um processo seguro e eficiente de cromatografia

A Bürkert ajuda você a tornar seus processos esterilizados – por exemplo, na cromatografia – econômicos e seguros. Auxiliamos você com soluções de bloco sob medida para sua produção e que convencerão por sua excelente capacidade de limpeza, alta confiabilidade e eficiência energética. Você pode monitorar a planta permanentemente com uma solução de automação decentralizada. Assim você encontra e corrige erros com mais rapidez e torna o seu processo de produção mais econômico.

Cabeça de comando tipo 8686
Robolux tipo 2036

A válvula de membrana de multivias Robolux tipo 2036 foi desenvolvida para o controle de fluidos ultrapuros, estéreis e assépticos e, por isso, é a solução ideal para o seu processo de cromatografia.

Como você pode economizar com nossa solução de bloco de válvulas na manutenção

Em um skid de cromatografia há muitas válvulas cujas membranas geralmente são trocadas uma vez por ano. Ao contrário das soluções comuns de válvulas com duas membranas, a válvula diafragma multivias Robolux tipo 2036 funciona com apenas uma membrana. O cálculo a seguir mostra o potencial de economia de tempo quando você substitui uma solução convencional pela Robolux. Para o exemplo, vamos tomar 30 válvulas na área de cromatografia em uma solução convencional. Com a Robolux você precisa de apenas 15 membranas.

                                                            Solução tradicional           Robolux

Quantidade de membranas
Quantidade de membranas
1 x Administração 9 min
1 x Logística 1 x 7 min
30 x Administração 990 min
30 x Qualidade & Documentação: 360 min
Consumo total de tempo: 1366 min
1 x Administração 9 min
1 x Logística 1 x 7 min
15 x Administração 495 min
15 x Qualidade & Documentação: 180 min
Consumo total de tempo: 707 min
Economia de manutenção
11,5 horas = 1½ de dia de trabalho

Como você pode reduzir a mistura de produtos com nossa solução de bloco de válvulas

Mais produtividade com menos espaço morto: Dos três conceitos fluídicos resultam três espaços mortos grandes. Sua produtividade melhora quando você pode reduzir espaços mortos e, com isso a mistura de produtos. Saiba mais em um exemplo concreto como seu potencial de economia pode ser grande. Saiba mais em um exemplo concreto como seu potencial de economia pode ser grande.

Line

Mais informações interessantes sobre o tema podem ser encontradas aqui:

Tipo 2036

Válvula diafragma Robolux de várias vias e múltiplas conexões e acionada pneumaticamente

Tipo 2036
  • Aumento da eficácia do processo
  • Custos reduzidos de instalação
  • Quantidade reduzida de válvulas e soldagens
  • Corpo da válvula em aço inoxidável em várias configurações
  • Certificações FDA, CE, USP VI, ATEX/IECEx, 3.1

Soluções fluídicas automatizadas para máquinas na indústria farmacêuticaSoluções fluídicas automatizadas para máquinas na indústria farmacêutica

Desenvolver, produzir e instalar máquinas para ambientes esterilizados, como na fabricação dos produtos farmacêuticos requer muitos conhecimentos especiais. Você está diante do desafio de cumprir os altos padrões de qualidade da indústria farmacêutica e ainda dirigir a empresa economicamente.

Descubra como a Bürkert pode auxiliá-lo em todas as fases do projeto e desenvolver soluções de automação para você que oferecem valor agregado para seus clientes até mesmo em projetos internacionais.

Produtos para soluções de fluidos na área farmacêutica e consultoria sobre o tema

Conheça nosso programa de válvulas de processo especiais para as altas exigências da indústria farmacêutica.
Saiba mais sobre as válvulas.